The Best of JoJo - Steel Ball Run


Pizza Mosarera ♪ 
Pizza Mosarera ♫

Steel Ball Run é um mangá de autoria de Hirohiko Araki, finalizado com 24 volumes. Sua publicação começou no ano de 2004 na revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, e posteriormente passando para a revista Ultra Jump, que ao contrário da Jump "Original", tem periodicidade mensal. Steel Ball Run é considerado como a 7ª parte da franquia Jojo's Bizarre Adventure, que já conta com 107 volumes publicados e 25 anos de duração.

"Bem-vindos à Steel Ball Run Race, a maior corrida de todos os tempos! Preparem seus cavalos, a corrida tem duração indefinida, o trajeto inclui a travessa de todo o território dos Estados Unidos da América, e os bilhões estão esperando por vocês! Boa sorte, corredores!"

O nosso foco aqui é a personagem de Kaiser "Gyro" Zeppeli, supostamente um estrangeiro que assim como os demais participantes da Corrida Maluca SBR, almeja o prêmio de milhões para um certo objetivo... que vai ser comentado mais pra frente. 


Claro, esse mangá faz parte de JJBA, então temos sim um JOJO, e ele é nada mais nada menos que Jonathan Joestar, o próprio, citado aqui como Johnny Joestar, e mais, ele está numa cadeira de rodas, incapaz de andar. Mas peraê, Jonathan Joestar!? Como assim manolo? 
Simples: É complicado, mas basicamente, esta 7ª parte de Jojo é uma espécie de reboot da série. Mas Por quê? Tem explicação?
Têm. Mas como eu disse, é meio complicado e tem spoilers da parte 6 de Jojo, Stone Ocean, mas ok, simbora explicar.

No final de Stone Ocean, acontece uma certa coisa que é gigante, mexe com todo o tempo e universo, basicamente, destrói toda a linha temporal dos acontecimentos até então e muda, como se criasse uma nova linha de tempo, com praticamente todos os personagens conhecidos diferentes, mudando as vezes até nomes, como o da própria Jolyne, protagonista de Stone Ocean. É complicado.

E sendo meio que um reboot da série, temos as personagens bem conhecidas, como o já citado Jojo, Dio, que virou Diego Brando, Abdul e vários nomes conhecidos, e claro, Stands, mas não aqueles stands conhecidos da galera, e sim novos.

Agora, explicando melhor a Steel Ball Run Race: Um velho maluco e lolicon chamado Steven Steel tinha o sonho de fazer uma corrida maluca que atravessasse todos os Estados Unidos e seja um dos maiores eventos de todos os tempos, e depois de algum tempo, finalmente consegue. A corrida tem uma recompensa de 4 bilhões de dólares, fato que interessou aventureiros do mundo inteiro, que apostaram as suas vidas vindo aos EUA para participar da corrida. Mas, porém, no entanto, após alguns volumes do mangá e alguma lutas com stand envolvendo Gyro e Johnny, a verdade por trás da corrida é finalmente revelada, ela foi realizada por um único propósito: achar partes de um corpo de um santo que tem muito poder, partes essas que estão espalhadas por todo o país, e quem é o figurão por trás disso? O Fucking Presidente dos Estados Unidos. 

Gyro e Johnny descobrem sobre essas partes e vão atrás delas também, e é aí o grande tchan do mangá.

Falando mais sobre o Gyro Zeppeli, ele é um europeu, vindo de um país bem extremo e sua família é conhecida lá por ser os "Carrascos" dos reis, sim, eles executam prisoneiros pelo nome do rei. Sua habilidade é a do "Giro de Ouro" (Coincidência, né?), utilizando duas Esferas de Ferro (Steel Ball, saca?) para atacar e fazer todo tipo de coisa, e sim, é eficiente e difícil de explicar.
Já no caso do Johnny, ele era um Jockey que acabou se Fuu** e ficando paraplégico depois de levar um tiro, perdeu toda sua fama e é odiado pelo pai, e entra na Steel Ball Run Race para tentar recuperar sua honra e glória. Seu poder "Standiníaco" é bem BIZARRO, e ele aprende graças a algumas lições com o Gyro, que tenta o ensinar o "Giro de Ouro". Basicamente, ele gira suas unhas cortando tudo e posteriormente, atira as mesmas, um ataca sinistro. Sempre unhas, né Araki?

Vários outros personagens são realmente sensacionais, como o próprio Diego "DIO" Brando, que é um Jockey inglês de muito sucesso e um dos preferidos pra ganhar a corrida e é interessante ressaltar que o stand do Dio é totalmente diferente, no começo. São dinos. Sim, DINOSSAUROS. Sensacional, não?

Como já dito no começo, Steel Ball Run teve uma mudança de revista no começo de sua publicação, e isso sem dúvida alguma influenciou a história, já que ele passou de uma revista Shonen, para adolescentes, para uma revista Seinen, para adultos, ou seja, a história tem muito mais profundidade e é muito mais mindfuck que todas as outras partes de Jojo's Bizarre Adventure, e claro, é a mais Bizarra. Gyro é o carisma em pessoa e simplesmente supera o grande Jotaro no protagonismo, Johnny é meio fraco e raso no começo, mas depois da mudança de revista, cresce muito e chega a bater de frente com o Gyro, é realmente incrível. O vilão, que é o presidente dos EUA, também é ótimo, apesar de não ser nenhum Dio, até porque, o Dio está na história! Mas não, não está no nível do Stardust Crusaders, porém, é ótimo, mesmo assim, e ganha muita atenção no epílogo. 

Outro aspecto interessante a se citar é a arte do mangá. Os capítulos são bem mais longos, geralmente 3 capítulos já fecham um volume, e isso o Hirohiko Araki usa e abusa do jeito que quer. Orgasmos e mais orgasmos na leitura, capítulos cheio de páginas duplas com o Araki desenhando LIKE A BOSS, nível Kentaro Miura e Takehiko Inoue, sério.


Steel Ball Run, tecnicamente, é a melhor de todas as partes de Jojo's Bizarre Adventure, até agora. E na minha opinião, é sim a melhor parte de todas, superando Stardust Crusaders. 

Jesus.